Tatuagens

Tatuagens → Saiba Tudo Sobre Tatuagens

Encontradas em múmias de mulheres egípcias em 2.000 a.C, as tatuagens definitivamente não são um fenômeno criado pela atualidade.

As marcas sobre a pele eram feitas antigamente para simbolizar a divisão social de um determinado grupo ou para rituais religiosos.

Durante a Idade Média na Europa, a tatuagem foi banida pela Igreja Católica, sendo considerada uma prática herege e demoníaca.

A população foi doutrinada a acreditar que os desenhos eram uma violação ao templo do Espírito Santo, o corpo humano.

Conforme o tempo foi passando, vários novos significados foram atribuídos às tatuagens: o de guerreiro, o de prisioneiro, o de rei, o de sacerdote, entre outros. Hoje em dia, as tatuagens são tudo isso e mais um pouco.

A popularização desta modificação corporal tornou cada pessoa uma tela em branco, pronta para ser utilizada. As marcas na contemporaneidade podem ser também por pura vaidade, vontade ou simbolismo. As maiores preocupações com as tatuagens estão relacionadas à dor, ao desenho, ao posicionamento…

Resultado de imagem para tatuagens

O tabu com a tatuagem e a família ou o meio de trabalho ainda existe, mas está cada vez mais fraco. Muitos profissionais excelentes as têm.

Antes de tatuar o corpo, você deve buscar profissionais de referência, olhar fotos de tatuagens para se inspirar e pensar bem. Conheça mais sobre o universo das tattos.

Como é Feita Uma Tatuagem?

O principio básico da tatuagem é a aplicação de tinta própria para o serviço na derme, a camada de pele abaixo da epiderme, a pele que tocamos.

Esta tinta geralmente é inserida com uma máquina desenvolvida exclusivamente para está tarefa.

A mesma possui uma ou mais agulhas na ponta e um fio, que quando ligado na tomada faz com que o mecanismo se mova e a tinta possa ser aplicada em pequenos pontos.

Como a tinta é aplicada em um setor mais profundo da pele, a mesma não descama ou descasca, por isso a precisão do tatuador é um fator imprescindível para a realização de um bom trabalho.

Tatuagens Femininas

Criativas e divertidas, as mulheres de hoje em dia usam e abusam das tatuagens para registrar suas emoções e expressar sua personalidade.

Os desenhos costumam variar bastante, de formas pequenas a marcas extensas que cobrem uma grade parte do corpo.

Tatuagens Femininas no anti braço

Tatuagens Femininas passarinhos

Tatuagens Femininas flores

Tatuagens Femininas coração

Tatuagens Femininas flor no braço

Tatuagens Femininas flor

Tatuagens Femininas arvores

Tatuagens Femininas xícara

Tatuagens Femininas passarinhos

Tatuagens Femininas no braço

Tatuagens Femininas no dedo

Tatuagens Femininas filtro dos sonhos

Tatuagens Femininas flor de lótus

Tatuagens Femininas nas costas

As possibilidades de resultado variam tanto quanto o próprio desenho, podendo passar uma imagem mais delicada ou mais agressiva.

Para com as mulheres, o preconceito para com a tatuagem ainda é grande, já que muitas pessoas ainda acham que uma mulher não pode ter uma tatuagem e ser feminina.

As garotas marcadas estão aqui para provar que esta teoria é furada! Confira alguns modelos de tatuagens e se inspire.

Algumas das escolhas mais comuns para mulheres são as tatuagens florais, coloridas, com frases ou animais (borboletas, gatos, corujas…).

Apesar do preconceito, muitas pessoas consideram as figuras femininas tatuadas um exemplo de força, rebeldia e experiência.

Tatuagens Íntimas

Este modelo de tatuagem é um dos que esta se popularizando entre as mulheres. As marcas nas regiões íntimas (seja no púbis, na barriga, nos seios ou nas coxas) são sensuais e libertinas ao mesmo tempo em que são discretas e misteriosas. Muitas moças encontram neste tipo de tatuagem uma maneira de explorar sua sexualidade.

É importante ressaltar, para aqueles que sonham com esta tatuagem, que a área de trabalho é mais sensível, portanto o cuidado com a recuperação e a higiene da pele deve ser redobrado.

Tatuagem de Casal

Este tipo de tatuagem é um dos modelos mais problematizados. A quantidade de tatuagens de casal existente é tão grande quanto o arrependimento por tê-las.

Muitos casais marcam seus corpos para “sempre”, mas o relacionamento não dura por toda a eternidade e as pessoas são obrigadas a olhar para aquela marca todos os dias.

Se você pensa em fazer este tipo de tatuagem, pense duas vezes. A vida é feita de mudanças e transições. Leve em consideração a maturidade do seu relacionamento e a possibilidade do término.

Tatuagens Masculinas

Geralmente, as tatuagens feitas por homens são maiores e sem pudor. Enquanto as mulheres preferem áreas mais discretas, os rapazes escolhem regiões mais aparentes, como os braços, pernas, peito e costas.

Tatuagens Masculinas flor

Tatuagens Masculinas bussola

Tatuagens Masculinas flor no braço

Tatuagens Masculinas lobo

Tatuagens Masculinas tribal

Tatuagens Masculinas três

Tatuagens Masculinas guerreira

Tatuagens Masculinas leão

Tatuagens Masculinas leão

Tatuagens Masculinas nos dedos

Tatuagens Masculinas índia

Tatuagens Masculinas tribal

Tatuagens Masculinas micro fone

Tatuagens Masculinas no ombro

Tatuagens Masculinas desenho

Tatuagens Masculinas bussola

As possibilidades de desenhos são inúmeras e normalmente o sexo masculino escolhe opções mais contextualizadas, como as tatuagens de época ou étnicas. Confira algumas fotos e modelos para se inspirar.

As tatuagens masculinas também podem possuir flores ou animais, figuras normalmente considerada mais comum entre as garotas.

Tatuagem Tribal

Tatuagem Tribal preto

Tatuagem Tribal pegando as costas

Tatuagem Tribal preto

Tatuagem Tribal preto

Tatuagem Tribal preto

Tatuagem Tribal preto

Tatuagem Tribal preto

Tatuagem Tribal no braço inteiro

Tatuagem Tribal desenho

Tatuagem Tribal preto

A tatuagem tribal é uma moda que vem e que vai. Normalmente, é amada ou odiada, mas se tornou muito popular entre os rapazes por seu significado.

Uma tribal representa o posto socialmente ocupado dentro de uma determinada tribo, ou seja, normalmente os modelos escolhidos são símbolos de liderança e poder.

Normalmente seus traços são simples e grossos e os desenhos possuem diversas formas e curvas.

Tatuagem Japonesa

A tatuagem tradicional japonesa também é um modelo um pouco diferente, mas que é muito apreciado pelos homens.

Tatuagem Japonesa com flores

Tatuagem Japonesa vermelho

Tatuagem Japonesa colorido

Tatuagem Japonesa dragão

Tatuagem Japonesa colorido

Tatuagem Japonesa na perna

Tatuagem Japonesa dragão

Tatuagem Japonesa com guarda chuva

Tatuagem Japonesa vermelho

Tatuagem Japonesa vermelho

Tatuagem Japonesa dragão colorido

Tatuagem Japonesa corpo inteiro

Tatuagem Japonesa dragão

Tatuagem Japonesa colorido

Tatuagem Japonesa colorido

Tatuagem Japonesa corpo inteiro

O diferencial deste tipo de tatuagem está na produção, onde as perfurações na pele são feitas com uma haste de bambu cheia de agulhas, que são pressionadas contra o corpo.

Por ser um procedimento mais lento e doloroso, esta tatuagem recebe certo “reconhecimento”, sendo altamente simbólica no Japão.

Que Partes do Corpo Tatuar?

Além da questão de aparência, cada parte do corpo possui uma reação a dor e este é um fator considerável na hora de escolher onde tatuar.

Apesar da relatividade, normalmente os padrões de dor se repetem na maioria das pessoas. É importante pensar na espessura da pele e na proximidade com os ossos. Conheça a intensidade desta sensação em cada lugar.

Resultado de imagem para Que Partes do Corpo Tatuar?

Sensação de:

  • Pouquíssima Dor: Ombros, região externa das coxas, antebraço e panturrilhas.
  • Pouca Dor: Pulsos, nádegas, tornozelos, região externa dos braços e região inferior das costas.
  • Dor Mediana: Rosto, pescoço, seios, região interna das coxas, canelas e barriga.
  • Dor Intensa: Joelhos, cotovelos, nuca, costas, e peito.
  • Dor Extrema: Costelas, coluna, mãos, calcanhares e peito do pé.

Algumas pessoas acreditam que o uso de drogas ou de bebidas alcoólicas ajuda a aliviar a dor, mas na realidade, estas substâncias só ampliam suas sensações, te deixando inquieto e nervoso. Evite consumi-las entes de fazer uma tatuagem.

Dúvidas Frequentes:

O Que Fazer Antes da Tatuagem?

O primeiro passo é meditar sobre a situação. Você realmente quer esta tatuagem? Você escolheu o desenho certo? Coloque a euforia de lado e pense duas vezes, esta é uma grande decisão. Mesmo que as tatuagens sejam removíveis, o procedimento é clinico, caro e doloroso.

O segundo passo é escolher o tatuador. Pesquise profissionais de renome na área e se preferir visite alguns estúdios de tatuagem para conhecer melhor o trabalho. Entre em contato com clientes antigos e converse sobre os resultados. Lembre-se, sua tatuagem é um investimento. Ainda que alguns preços possam parecer “salgados” a qualidade é mais importante no final das contas.

O terceiro passo é checar o ambiente. Se certifique que o estúdio no qual você vai se tatuar é certificado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Confira se todos os materiais são esterilizados e descartáveis.

O tatuador deve usar luvas e máscaras descartáveis para evitar a troca de fluidos. Você pode pedir para o tatuador abrir as agulhas e preparar a tinta na sua frente.

Sua pele deve estar limpa, hidratada e depilada para receber o desenho.

É Possível Cobrir Manchas e Cicatrizes Com Uma Tatuagem?

Depende! Neste caso, é necessária uma avaliação tanto do tatuador quanto de seu médico. Muitas vezes uma determinada região que um dia foi lesionada não pode receber este tipo de agressão para não se tornar novamente um problema.

É Possível Cobrir Manchas e Cicatrizes Com Uma Tatuagem?

Só vá em frente se você recebeu o aval para esta tatuagem.

Posso Expôr Minha Tatuagem ao Sol Logo Depois de Fazê-la?

Não. A ação do Sol sobre a tinta ainda fresca na pele pode causar diversos danos ao desenho.

Além de desfigura-lo, a cor pode acabar desbotando e você vai ter que preencher novamente para que a tatuagem fique em sua qualidade original.

Eu Posso Usar Algum Tipo de Anestésico Para Dor?

Normalmente, a sensação desagradável de dor é o que faz com que as pessoas pensem duas vezes antes de fazer uma tatuagem, mas normalmente os anestésicos não são utilizados.

Ainda que não vista como importante, a administração de anestésicos é um procedimento seríssimo. Tais substâncias são medicamentos que requerem a habilidade de um profissional na área.

Seu uso indevido pode causar diversas complicações e pode levar a morte do paciente, principalmente em casos de alergias.

Se o profissional oferecer a aplicação clandestinamente rejeite, você pode estar colocando sua vida em risco.

Quanto Custa Para Fazer Uma Tatuagem?

O preço de uma tatuagem é variável. Ele vai depender de diversos fatores como o tamanho, as cores, a técnica utilizada e até mesmo o tempo necessário para realizar o trabalho (número de sessões).

É importante se lembrar de que a tatuagem é uma marca eterna em seu corpo, por isso, é interessante “investir” em um profissional de qualidade para que o resultado seja o esperado.

Muitas vezes, as pessoas são atraídas por propostas baratas e acabam gastando mais dinheiro com a remoção de um trabalho mal feito do que elas gastariam com um bom estúdio em primeiro lugar.

Posso Fazer Uma Tatuagem Amamentando?

Sim, mas a atitude não é recomendada. Mesmo com uma boa escolha de profissional a chance de complicações existe e neste caso, elas não afetam somente a mãe. O bebê também pode acabar sendo prejudicado.

Quem Tem Tatuagem Pode Doar Sangue?

Sim, quem tem tatuagem pode doar sangue, mas o procedimento só é autorizado após um ano. Esta medida serve para evitar o risco de contaminação por doenças como HIV e hepatite.

As mesmas podem ser adquiridas pela perfuração feita com agulhas que não estavam devidamente esterilizadas. Se após o período de espera você for considerado saudável, a doação pode ser realizada.

Que Cuidados eu Preciso Tomar Depois de Fazer Uma Tatuagem?

Uma das primeiras coisas a ser apontada como primordial para o sucesso da sua tatuagem é a higienização da área. Assim como outras modificações corporais, a tatuagem é uma ferida aberta em sua pele e exige certa atenção para na gerar complicações.

Lave a área com um sabonete antisséptico antes de trocar o filme plástico. Não use buchas ou esfregue a região, isto pode prejudicar a cicatrização da área.

Não use perfumes, cremes ou sabonetes comuns sobre a área tatuada, é provável que você tenha uma reação alérgica ou até mesmo inflamação.

Outra coisa importante durante a cicatrização da sua tatuagem é o uso das pomadas. Normalmente o tatuador aplica uma camada quando o processo for finalizado, mas você precisa continuar com as aplicações.

O número ideal de vezes que a pomada deve ser passada nos primeiros dias é três, e assim vai, reduzindo até que a tatuagem esteja perfeitamente cicatrizada.

Uma pomada que é comum e fácil de ser encontrada para esta situação é a bepantol. Pomadas antibióticas também podem ser usadas na região, porém, você dificilmente conseguirá comprar uma sem uma receita médica.

O filme plástico, ainda que não pareça também afeta a finalização de seu desenho.

Não prolongue o uso desta ferramenta. Ainda que nos primeiros dias ela sirva como proteção e ajuda a conter os pequenos vazamentos naturais de tinta, em longo prazo ela inibe a “secagem” da tatuagem e a criação das casquinhas.

Utilize-o por no máximo três dias e quando a cicatrização tiver iniciado, não puxe as casquinhas. Arrancar a proteção das feridas pode além de prejudicar o desenho, machucar mais a área.

Pronto!

Agora que você já sabe mais sobre o universo das tatuagens ficou muito fácil tomar uma decisão. Os apaixonados pela marca sempre querem fazer mais uma.

É importante se lembrar de escolher um bom profissional que possua indicações. Se você já fez a tatuagem, evite alimentos gordurosos e condimentos.

As dúvidas e a ansiedade são uma parte natural do processo, mas o conhecimento pode ajudar você nesta hora. Escolha seu desenho e vá para o estúdio!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.978 votes, average: 4,55 out of 5)
Loading...

26 Comments

Leave a Comment